OAB/RN inaugura sede própria da subseção de Apodi

10/10/2024

A noite desta terça-feira (8) entrou para a história da advocacia do Médio Oeste potiguar com a inauguração da sede própria da subseção da OAB Apodi. A solenidade reuniu advogados e advogadas, representantes do Conselho Federal da OAB e das subseções de todo o estado.

Ravardierison Noronha, presidente da OAB Apodi, a inauguração da sede própria é a concretização de uma luta de muitos anos da advocacia do Médio Oeste. “A criação da OAB Subseção de Apodi era algo desejável e possível, mas a construção da nossa sede própria, nem nos nossos melhores sonhos, era possível imaginar”, disse, destacando a atuação da diretoria da OAB/RN e da Coordenação Estadual de Interiorização para viabilizar recursos para a obra.

A subseção abrange os municípios das comarcas de Apodi e Caraúbas, que atendem a seis municípios do Médio Oeste Potiguar e, juntos, somam cerca de 100 mil habitantes. Na sede, os mais de 120 advogados inscritos na região podem contar com sala de coworking, escritório modelo e auditório com infraestrutura moderna.

O presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros, destacou a união da advocacia da região em todo processo de construção da sede, desde a escolha do terreno, até o acompanhamento da obra. Segundo ele, a sede própria da OAB Apodi foi viabilizada com recursos próprios da Seccional e de repasses do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA) e representa os esforços da Seccional Potiguar para interiorizar cada vez mais os seus serviços. “Nos últimos anos avançamos muito nesse sentido com a inauguração da Casa da Advocacia Padre Sátiro Cavalcanti, em Mossoró, a construção do auditório da OAB Assu, a reforma e modernização das salas da advocacia em todas as regiões do estado”, disse.

João de Deus, coordenador nacional de Interiorização da OAB, afirmou que levar os serviços da Ordem para o interior é uma prioridade nacional. De acordo com ele, quase 50% da advocacia brasileira atua no interior e é fundamental dar melhores condições de trabalho para ela. “Preciso registrar que, nesse trabalho que venho realizando nos últimos três anos, a OAB do Rio Grande do Norte foi uma das melhores parceiras para o desenvolvimento desse projeto seja com cursos, com equipamentos, reformas e inaugurações”, afirmou.

A solenidade ainda contou com bênçãos do padre e advogado Francisco das Chagas Costa e do pastor e advogado Ivanildo de Oliveira Paiva. A sede da OAB Apodi está localizada na rua Francisco Roberto Carlos de Morais, 90, no bairro Pequé.