Homenagem do Colégio de Presidentes de TEDs à Pablo Pinto

11/08/2023

É com profundo pesar e corações entristecidos que o Colégio de Presidentes dos Tribunais de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil se despede do ilustre advogado, Pablo Pinto, cuja jornada terrena foi inesperadamente encerrada no último dia de agosto. Sua partida, ainda às vésperas do Dia do Advogado, deixa uma lacuna irreparável na comunidade jurídica e um vazio imensurável em nossos corações.

Pablo Pinto, figura marcante na advocacia eleitoral e notável assessor jurídico de prefeitura, não apenas desempenhou um papel fundamental no cenário legal do Rio Grande do Norte, mas também iluminou a trajetória de advogados em todo o Brasil. Sua dedicação incansável à ética e à disciplina na profissão foi exemplar, e sua atuação como Conselheiro Estadual e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RN deixou uma marca indelével na advocacia do estado.

No entanto, é na criação e liderança do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Ética da OAB que o legado de Pablo Pinto se encontra entrelaçado de maneira mais notável. Como seu idealizador visionário e primeiro presidente, ele lançou as bases para uma rede de valores éticos e padrões exemplares que continuam a guiar a atuação dos advogados em nosso país. Seu empenho e paixão por cultivar a integridade e a responsabilidade profissional foram o farol que iluminou o caminho para as gerações subsequentes de juristas comprometidos.

Pablo Pinto, mais do que um profissional exímio, revelou-se um líder nato. Sua capacidade de unir colegas em torno de uma causa nobre e inspiradora foi um testemunho de sua habilidade de transcender os limites das palavras e ações. Seu legado de liderança, dedicação e visão para um campo jurídico mais ético e justo perdurará como um farol de orientação, guiando-nos em nossa busca constante por justiça e excelência.

Enquanto lamentamos a partida precoce de um ser humano notável e um advogado exemplar, também celebramos a vida e as conquistas de Pablo Pinto. Seu espírito inovador, sua devoção inabalável à ética jurídica e sua influência transformadora continuarão a inspirar todos aqueles que têm o privilégio de trilhar o nobre caminho da advocacia.

Em nome de todos os membros do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, rendemos uma homenagem singela, mas sincera, a Pablo Pinto. Que sua memória perdure como um farol eterno, iluminando nosso compromisso inabalável com a ética, a justiça e a verdade, valores que ele tão nobremente personificou e promoveu.

Descanse em paz, Pablo Pinto. Seu legado viverá para sempre em nossos corações e nas fundações sólidas que você construiu para as futuras gerações de advogados.

Colégio de Presidentes de TEDs