Conselhos de Classe e OAB/RN discutem ações conjuntas

05/08/2019

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), Aldo Medeiros, se reuniu nesta segunda-feira (05), com representantes dos Conselhos de Classe do Rio Grande do Norte. Dentre os temas tratados no encontro, discutiu-se a possibilidade de criação de uma campanha educativa para informar a sociedade sobre a atuação dos Conselhos, além de estratégias sobre questões que unem as entidades. Também participaram pela OAB/RN o secretário-geral João Victor Hollanda e o diretor tesoureiro Alex Gurgel.

Partiu do próprio diretor-tesoureiro a proposta dos Conselhos criarem uma campanha institucional única de defesa e de esclarecimento do seu papel para a sociedade. Outra ideia debatida na reunião foi a elaboração de um documento de apoio aos Conselhos a ser entregue a representantes do Poder Público. “Tivemos uma reunião muito produtiva em torno de questões que são de comum interesse da OAB e dos Conselhos de classe do Rio Grande do Norte. Vamos agora definir os melhores caminhos para levar nossas propostas a efeito”, afirmou o presidente da OAB, Aldo Medeiros.

Representante do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Roberto Carlos Correia Peres, informou que, nesta quarta-feira (7), em Brasília, vai ser formalizada uma Frente Parlamentar para defender os Conselhos de classe, que será realizada na Câmara dos Deputados. O presidente Aldo Medeiros também confirmou a participação da Seccional Potiguar da Ordem em evento semelhante no Congresso Nacional, no próximo dia 20 de agosto: a instalação da Frente Parlamentar da Advocacia. Uma ação que integra as celebrações pelo Mês do Advogado.

Ainda na reunião desta segunda-feira, na sede da OAB/RN, as entidades debateram sobre a Proposta de Emenda à Constituição 108/2019, apresentada pelo governo federal e que dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais. O objetivo é estabelecer uma atuação coordenada para se inserir nos debates sobre a PEC, que interfere no funcionamento das instituições de classe.

Participaram da reunião na OAB/RN representantes do Conselho Regional da Caixa Assistencial Universitária do Rio Grande do Norte – CAU/RN; Conselho Regional de Contabilidade do RN – CRC-RN; Conselho Regional de Biblioteconomia 15ª Região – CRB/PB; Conselho Regional de Psicologia da 17ª Região – CRP/RN; Conselho Regional de Administração – CRA/RN;  Conselho Regional de Farmácia – CRF/RN; Conselho Regional de Medicina do RN – CREMERN; Conselho Regional de Fonoaudiologia 8ª Região – CRFa; Conselho Regional de Medicina Veterinária – CRMV/RN; Conselho dos Representantes Comerciais no Estado do Rio Grande do Norte – CORE/RN; conselho Regional de Educação Física -CREF.

Também estiveram presentes os Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI-RN;  Conselho Regional de Química RN; Enfermagem-COREN/RN, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte-CREA/RN; do Conselho Regional de Odontologia-CRO/RN, J; do Conselho Regional de Serviço Social - CRESS/RN, ; do Conselho Regional de Contabilidade-CRC, ; do Conselho Regional de Medicina; do Conselho Regional de Administração; do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado Rio Grande Norte e do Conselho Regional de Contabilidade-CORECON/RN.