Advogado, você sabe para onde vai seu dinheiro da anuidade?

07/02/2014

Foi pensando em responder esta pergunta, tão frequente entre os advogados, que a Seccional da OAB no Rio Grande do Norte elaborou uma campanha de conscientização e prestação de contas do dinheiro pago na anuidade.

“A ideia é esclarecer ao máximo para onde é destinado o dinheiro que o advogado paga todos os anos. Poucos sabem, mas apenas metade do valor fica com a Seccional, que precisa pagar os funcionários, investir na manutenção da estrutura física, manter as salas dos advogados, estacionamentos, Tribunal de Ética, Escola Superior de Advocacia, comissões, pagar os funcionários e agora, no nosso caso, construir uma nova sede, que custará cerca de R$ 9 milhões”, explica o tesoureiro da OAB/RN, Thiago Simonetti.

O resto do dinheiro é repassado para a Caixa de Assistência dos Advogados (20%), Conselho Federal (10%), Fundo Cultural (3%), Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados – Fida (2%) e para as subseções (15%), de acordo com a demanda das mesmas.