Adilson Gurgel é homenageado durante entrega de carteira da OAB

11/08/2014

O advogado Adilson Gurgel de Castro foi homenageado por sua atuação na advocacia durante a solenidade de entrega de carteiras da OAB, realizada hoje (11) na Seccional Potiguar. Participaram da homenagem, entre outros, o presidente Seccional  Sérgio Freire, o tesoureiro Thiago Simonetti, presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, Alex Gurgel,  conselheiros Marcus Vinicius e Andreia Sena, além do presidente da CAARN, Paulo Coutinho e o tesoureiro Carlos Alberto.

Com 42 anos de militância na advocacia, Adilson Gurgel deu as boas-vindas aos novos advogados. Na entrevista a seguir, fala da profissão, da importância da OAB em sua vida e deixa uma mensagem aos novos profissionais.

Advocacia

Eu já nasci pensando em ser advogado. Desde que eu me entendo de gente que eu queria seguir essa profissão.

Momento marcante

Quando fui eleito presidente da OAB/RN pela primeira vez e das duas outras também foram momentos marcantes pela união da classe. O triênio como conselheiro federal foi outro momento que não esquecerei. Como presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico, juntamente com os demais membros, realizamos cinco seminários nacionais, iniciando uma presença forte da OAB junto às instituições de ensino no país. Ao final do mandato, o então presidente do Conselho Federal Oscar de Castro, em dois discursos públicos, disse que se não fosse a nova sede da Ordem, a administração dele ficaria conhecida pelo trabalho feito no ensino jurídico.

OAB

A história política do Brasil não pode ser contada sem a OAB. A participação na cidadania brasileira é fortíssima. Quanto ao advogado, a Ordem dos Advogados tem um papel fundamental não só na defesa  das prerrogativas, mas por representar mais de 800 mil advogados e com isso mostrar a importância dele na administração da Justiça, bem como ajudá-lo quando há atitude descabida de magistrado. Acho engraçado um advogado dizer que a OAB não faz nada, mas ele é a OAB.  O advogado deve  procurar o presidente  para dizer o que acha e como se pode fazer mais. A Ordem tem feito muito, um exemplo é o  relevante trabalho na implantação do PJe, além dos serviços prestados pela Salas da OAB e pela Caixa de Assistência.

Mensagem

Aos colegas que estão chegando ao campo de trabalho de uma das mais belas profissões, ressalto que esse campo nunca estará fechado para o bom profissional. O estudo é o único caminho para ser bom e os clientes chegarem até cada um.