Notícias

05/10/2015

Ciclo de debates sobre Audiências de Custódia tem novo período de inscrições

Estão abertas as inscrições para os próximos debates do ciclo sobre Audiências de Custódia, palestras que visam preparar a Justiça Estadual para a implantação do novo procedimento no RN. Os eventos irão ocorrer no auditório da Escola da Magistratura do RN nos dias 8, 14 e 15 de outubro. Os interessados em participar das palestras podem fazer suas inscrições pelo e-mail inscricaoseminario@esmarn.tjrn.jus.br.

Podem se inscrever magistrados, servidores, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, delegados de Polícia Civil e também representantes da Polícia Militar. No e-mail, o interessado deve indicar para qual data deseja sua inscrição. Mais informações podem ser obtidas no link www.tjrn.jus.br/seminario.

São parceiros do ciclo de debates: OAB/RN, TJRN, ESMARN, ESMAFE/RN, CEAF (MPRN), Defensoria Pública RN, Secretaria de Defesa Social e Conselho Penitenciário do Rio Grande do Norte (COPEN).

Programação

No dia 8 de outubro, às 14h, o juiz Guilherme Pinto, titular da 6ª Vara Criminal de Natal, irá proferir a palestra “Audiência de Custódia na Justiça do RN: perspectivas e efeitos práticos”. O magistrado é mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP, especialista em Direito Penal e Processo Penal pela PUC/SP, e especialista em Direito e Cidadania pela UFRN. Logo depois, o juiz federal Walter Nunes irá abordar o “Procedimento da Audiência de Custódia”. Ele é doutor em Direito Constitucional pela UFPE e titular da 2ª Vara Federal na JFRN.

As duas últimas fases do ciclo ocorrem nos dias 14 e 15 de outubro. Na quarta-feira (14), o secretário geral adjunto para a América Latina da Société Internationale de Défense Sociele, Sérgio Salomão Shecaira, fala a partir das 14h, a respeito da “Criminologia do Delinquente: esboço de uma tragédia social”. Shecaira é professor titular da USP em regime de dedicação integral à docência e pesquisa e tem pós-doutorado pela Universidade do País Basco, Espanha, além de ser membro do Comitê Científico Internacional da International Academic Network for the abolition of capital punishment. Em seguida, o defensor público e coordenador de Defesa Criminal no Estado do Rio de Janeiro, Emanuel Queiroz Rangel, fala sobre “Audiência de Custódia e Cauteralidade da Prisão”.

A conclusão do ciclo acontece em 15 de outubro, às 14h, com mais dois temas. O primeiro será “Aspectos Práticos da Audiência de Custódia e a Experiência do Poder Judiciário do Estado de São Paulo”, com os palestrantes Cláudio Juliano Filho e Marcos Vieira de Morais. Cláudio é juiz de Direito auxiliar da capital de São Paulo, em exercício no Setor de Inquérito Policial (DIPO) e Marcos é juiz de Direito, coordenador da Audiência de Custódia em São Paulo. A tarde de palestras e debates será encerrada com o assunto “Identificação do Flagranteado na Audiência de Custódia”, a cargo de Odair de Souza Glória Jr., diretor do Instituto Técnico e Científico de Polícia do RN (ITEP).

Com informações do www.tjrn.org.br

Compartilhar:

OAB-RN - Rua Barão de Serra Branca, s/n - Candelária - CEP: 59065-550; Natal/RN • Telefone (84) 4008-9400

Whatsapp